Como controlar a ansiedade durante a pesquisa do TCC

Organizar a rotina, respeitar os próprios limites e conhecer práticas de relaxamento, ajudam na hora de desenvolver a pesquisa. E para quem é 'multitarefado' e quase sem tempo para o projeto, o texto dá dicas.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tempo de leitura: 4 minutos

Entrevista com:

Joellen Rocha

Psicóloga, Especializada em atendimento Perinatal e Mestre em Gestão Pública

Iniciar o trabaho final de graduação é realmente um importante passo na vida acadêmica. No entanto, a ansiedade é um componente quase que obrigatório na hora de executar a pesquisa.

O que pode tornar a atividade em um belo "divisor de águas", ou até mesmo um 'estorvo' sem tamanho.

De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra 'ansiedade' significa "Desconforto físico e psíquico; agonia, aflição e angústia".

Sensações bem comuns entre os alunos de TCC, tanto para quem ainda busca informações do tema, quanto para quem se prepara para o dia da apresentação.

Deste modo, o Manual do TCC conversou com a psicóloga mestre em Gestão Pública , Joellen Rocha.

No conteúdo, a profissional discorre sobre como usar a ansiedade a favor do aluno, além de ajudar a organizar a rotina de estudos, conforme o perfil de cada pesquisador.

Não controlar a ansiedade durante os estudos, pode prejudicar nas atividades do TCC.

Primeiro passo: organize a rotina

A quantidade ilimitada de estudos, somado com a ansiedade sem controles, pode resultar na quebra de produtividade na hora do desenvolvimento do trabalho.

Deste modo, nada como uma boa organização do horário de estudos. Para a psicóloga, esta prática se torna eficaz no cumprimento de metas e também nos aspectos emocionais.

"Colocar uma rotina de estudos permite que o aluno canalize sua energia e concentração na atividade determinada para aquele período. A marcação do horário para realizar cada atividade organiza todo o dia de maneira que todas as tarefas sejam cumpridas", explica.

Ela ainda destaca a importância de elaborar uma rotina possível, dentro daquilo que o pesquisador é capaz, para não prejudicar a qualidade do conteúdo.

"É muito importante elaborar uma rotina possível dentro do contexto de cada um, ou seja, não incluir nada que seja impossível ou muito sacrificante de ser praticado. A rotina também favorece um compromisso psíquico com a tarefa, favorecendo o processo de concentração, logo, garantindo melhor desempenho", relata

Ansiedade benéfica

Ansiedade aluno TCC
O aluno pode usar o sentimento de ansiedade a favor durante a pesquisa do trabalho.

Quando nos deparamos com a palavra "ansiedade", logo imaginamos em algo negativo, que possivelmente pode atrapalhar toda e qualquer atividade que nos debruçamos. Ainda mais quando se tem o TCC envolvido.

Neste ponto de vista, a psicóloga apresenta formas benéficas de transformar o sentimento em algo positivo. Principalmente, durante a pesquisa.

"Emocionalmente, precisamos cuidar para que a ansiedade seja benéfica, isto é, nos impulsione a um nível de preocupação que nos tire de um estado de acomodação e nos leve a realizar nossos objetivos", conta.

A psicóloga ainda alerta sobre a importância do controle deste sentimento. "Uma ansiedade exacerbada pode se transformar em patológica, ao invés de dar combustível para enfrentar os desafios. Ela te paralisa e te coloca num círculo vicioso, onde o estudante sofre por "precisar fazer" o TCC e sofre por este nunca "estar pronto", ou seja, colocando-o sempre na mesma posição", alerta.

Rotina 'rígida' e relaxar

Aluno de TCC relaxando
Organizar a rotina de estudos pode ajudar o aluno a ter momentos de descanso pleno.

Embora pareça "desgastante", organizar uma rotina mais rígida para quem é declaradamente ansioso, pode resultar em bons conteúdos. Joellen explica que esta atividade pode ajudar na hora de executar as atividades

"Para um perfil mais ansioso, nada melhor que uma rotina mais rígida para controlar a ansiedade, ter os horários de estudo favorecem os mais ansiosos, pois o coloca em um lugar de maior controle da situação", frisa.

Outras medidas secundárias também podem favorecer o aluno. "Exercícios de relaxamento e a prática do "mindfullness" que é uma técnica simples que coloca o indivíduo em um estado de atenção plena, conectando-o com as sensações do seu corpo, o que comprovadamente diminui o estado de ansiedade", aconselha.

Multitarefas

Encontrar meios de estudar no momento com menor interferência é a melhor solução para a pesquisa.

E para quem, além de ansioso, ainda tem uma rotina multitarefada? Estar grávida, ser mãe (ou pai), trabalhar e, ainda, tirar um tempo considerável para o TCC.

Realmente, este é um verdadeiro desafio de vida. Com esta grande quantidade de atividades, o tempo fica escasso na hora de escrever a pesquisa.

Para as pessoas que se veem nesta situação, a dica é tentar se organizar ao máximo para ter estas preciosas horas de estudo. E, se for o caso, pegar as horas vagas do trabalho para se dedicar.

"O melhor a se fazer é tentar encontrar a melhor hora do dia para se dedicar a pesquisa, com menor interferência possível, ou um melhor momento para se dedicar de maneira integral para produzir mais em menos tempo. Como férias do trabalho, final de semana, feriados…", aconselha.

No entanto, é bom estar atento a estas "horas vagas". "Apenas cuidado para não criar o hábito de postergar pela falta de tempo, ao invés de se planejar no tempo que tem/encontrou, pois a tendência é que o estudante chegue ao final do prazo sem muitas perspectivas de entrega do TCC, tornando a desistência um risco iminente", finaliza.

*Gostou? Acesse também nossas redes sociais e fique ainda mais por dentro do conteúdo!