Como definir o Objeto de Pesquisa da monografia

Uma das principais etapas para iniciar os estudos do TCC, é a delimitação e definção do Objeto de Pesquisa. Com esta parte bem definida, o aluno pode iniciar as atividades da pesquisa científica de maneira mais concreta.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

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Tempo de leitura: 5 minutos

Aluno TCC andando pela biblioteca
Leitura com análise crítica dentro do campo escolhido, ajuda na definição do Objeto de Pesquisa.

Como parte das etapas iniciais do TCC, a delimitação do Objeto de Pesquisa é uma das atividades mais importantes do trabalho.

Sem ela bem definida, o aluno pode perder horas em frente ao computador , sem saber o que escrever.

E para que isto seja feito com sucesso, o aluno deve analisar os campos de interesse com bastante leitura e análise crítica.

Esta atividade atrelada com a supervisão do orientador, o assunto pode ser delimitado com mais clareza, dentro de uma visão mais científica.

Para esclarecer melhor este assunto, o Manual do TCC conversou com o professor e doutor no Programa em Estudo de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), Iuri Gomes.

Na entrevista, o docente explica quais caminhos o aluno pode percorrer e o que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa.

Entrevista com:

Iuri Gomes

Doutor e Professor no programa em Estudo de Cultura Contemporânea da UFMT (MT)

O que é Objeto de Pesquisa?

Alunos TCC pesquisando juntos
Deve-se treinar o olhar pesquisador na área escolhida, para que não haja dúvida na delimitação.

O Objeto de Pesquisa nada mais é que a delimitação do tema escolhido pelo aluno. Com a ajuda do professor orientador, além de um estudo intenso sobre o assunto, é possível que a pesquisa chegue a este foco.

Embora seja de extrema importância a delimitação do objeto, infelizmente não há caminhos definidos para esta função.

Deste modo, o aluno deve treinar o olhar pesquisador dentro do subsídio teórico escolhido, para que não haja dúvida na escolha.

Segundo o professor Gomes, é possível que haja pontos de vistas distintos dentro de um mesmo tema.

"É possível pesquisar uma obra específica, por exemplo, e ter dois trabalhos diferentes. Dois pesquisadores podem analisar o mesmo conjunto de fotos, mas a partir de leituras e idiossincrasias de cada pesquisador, o resultado final será distinto entre eles", explica.

Objeto de Pesquisa Vs. Tema

Aluno de TCC pesquisando na biblioteca
O tema é um assunto mais amplo, e o objeto de pesquisa é um recorte deste tema", explica Gomes.

Um dos pontos que mais geram dúvidas na iniciação científica, é confundir o Objeto de Pesquisa com o tema abordado.

Embora estas duas definições se encontrem na hora de desenvolver o trabalho, é importante que o autor tenha claro qual a função de cada uma delas.

Deste modo, o professor Gomes explica: "O tema é um assunto mais amplo, e o objeto de pesquisa é um recorte deste tema. A música é um tema. Abordar a produção musical indígena é um objeto de pesquisa", exemplifica.

Gomes ainda ilustra o exemplo com mais detalhes. "Especifica-se ainda mais, por exemplo, quando a etnia é delimitada – e é possível fechar ainda mais esse objeto, torná-lo ainda mais específico, tal qual foi mencionado na questão anterior", diz.

Tendo isso, a escolha do tema do TCC antecede a definição do Objeto de Pesquisa.

E para que estas etapas sejam concluídas no trabalho, é importante que o aluno analise os assuntos de interesse, mas com algumas ressalvas.

"Não necessariamente o que ele já sabe, mas o que o instiga a estudar sobre o assunto. Parte-se de uma premissa mais geral e, a partir de leituras e abordagens metodológicas, afunila-se até um tópico mais específico", esclarece o professor.

O que deve ser considerado no Objeto de Pesquisa?

O objeto deve ser definido conforme o interesse da comunidade cientifica, além da sociedade.

Acima de qualquer expectativa que o aluno deva ter antes da escolha do tema e definição do Objeto de Pesquisa, é importante considerar o interesse sobre o assunto escolhido.

Tanto pelo aluno quanto pela comunidade científica, além da sociedade. Parece difícil, não é? Porém, não é impossível.

Para garantir a singularidade do trabalho científico, o aluno deve ter em mente a escolha teórica além da abordagem a ser realizada.

Pontos que, por vezes, impulsionam o aluno a buscar por novidades referente ao tema.

Entretanto, esta atividade precisa de uma certa cautela.

"Assuntos em voga são interessantes, mas dependendo do tema, podem soar datados em pouco tempo – temas cionados a tecnologia, por exemplo", analisa.

A atenção quanto a este tipo de abordagem na pesquisa é crucial para que o assunto resulte no inesperado: a 'mesmisse'.

"Deve-se ter atenção ao recorte proposto para fechar bem o tema, a fim de não deixar brechas para “previsões” que ultrapassem a própria pesquisa. As premissas mencionadas nas respostas anteriores prevalecem igualmente neste caso, ressalta o professor.

Ainda sobre ineditismo…

Aluna TCC pesquisando de mascara
"A pesquisa será grandiosa à medida que o aluno se engaja em torná-la grandiosa", destaca Gomes.

Mesmo que assuntos em alta resultem em uma sensação de novidade no campo acadêmico, é importante considerar que nem sempre eles são as melhores escolhas.

Pois, se são assuntos mais comentados, talvez a delimitação chegue a algum trabalho já desenvolvido anteriormente. E todo o esforço inicial do aluno pode ir por água abaixo.

"A questão de ineditismo depende muito da forma como se aborda o objeto de pesquisa – o que reforça um contato prévio do acadêmico com o tema. É possível partir do zero: o aluno não sabe nada de determinado tema mas deseja pesquisar sobre o mesmo. Porém, penso que neste caso o percurso teórico e de escrita tende a ser mais desafiador para aluno e orientador", explica Gomes.

E mesmo que objeto pesquisado possa não ser considerado "uma novidade", é necessário que o aluno se atenha ao que ele é capaz de transformar a pesquisa, independente da abordagem.

"A pesquisa será grandiosa à medida que o aluno se engaja em torná-la grandiosa – principalmente na Área de Humanas, que nem sempre tem produtos como resultado final da pesquisa", finaliza o professor.

Como fazer a monogradia de forma mais rápida?

Buscar o ineditismo ou até explorar assuntos já abordados anteriormente, requer boas horas de pesquisa com bastante leitura.

E, por incrível que pareça, para estar em dia com a pesquisa, por vezes o aluno opta em não explorar o assunto tão profundamente. O que pode prejudica-lo na avaliação.

E para otimizar o tempo, seja para quem tem outras funções ou para quem apenas quer terminar o TCC mais rápido para ter tempo de revisá-lo, aqui vai uma dica importante.

Atualmente, profissionais da educação investesm em orientadores virtuais para melhor execução do trabalho.

Isso porque, além de ajudar na orientação da escrita com avaliação imediata, este tipo de plataforma também ajuda a afinar o tema TCC, através de um questionário fácil de responder.

Além do mais, o recurso também dá dicas de leitura para aprimorar a tese, sem o risco de cometer plágios.

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