Errata TCC: Baixe o pdf e aprenda a fazer conforme a ABNT

Elemento opcional, a Errata é feita quando não há tempo de imprimir e encadernar novamente o trabalho antes de apresentar à Banca Examinadora. A folha pode ser entregue ao grupo de professores no dia da apresentação.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

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Tempo de leitura: 4 minutos

Após meses dedicados à pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mesmo que seja exigido excelência sobre o conteúdo como um todo, acontece do aluno cometer algum erro de digitação.

E, caso este erro seja detectado a tempo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reservou a folha de Errata.

Aluna de TCC preocupada
A folha de Errata deve ser impressa caso aluno detectar erro, após o trabalho já estar encadernado.

Parte dos Elementos Pré-Textuais do TCC, a Errata fica localizada logo após a Folha de Rosto do trabalho.

Mesmo que seja um item opcional, a lauda é de extrema importância, caso seja necessário.

É importante destacar que cada instituição de ensino possui configurações próprias de impressão, desta forma, o aluno deve consultar o manual pedagógico para confirmar estas informações.

O que é Errata

A ABNT orienta que o aluno entregue a folha à banca de forma avulsa ou dentro de um envelope.

Mesmo com todos os recursos disponíveis para não cometer erros na digitação, é compreensível que haja alguma falha ao longo do trabalho.

Afinal de contas, são diversas páginas escritas em pouco tempo de estudo.

Por isso, a academia dispõe deste mecanismo para quem achar necessário destacar estas falhas.

Assim que o aluno encontrar o erro, é indicado a impressão da folha com todas as informações indicadas.

Geralmente, a Banca Examinadora faz uma última orientação sobre o que precisa mudar na pesquisa.

Deste modo, as alterações orientadas pelos professores, além das detectadas na Errata, podem ser feitas antes de entregar o trabalho de forma definitiva à universidade.

De acordo com a NBR 14724, documento da ABNT, a Errata pode ser entregue de forma avulsa ou dentro de um envelope ao grupo de professores.

No entanto, caso o aluno encontre o erro antes da encadernação, ele pode anexar junto ao trabalho e entregar aos professores.

É importante destacar que, em ambos os casos, é aconselhável o aluno dizer formalmente à banca sobre a Errata antes da apresentação.

Geralmente, não é necessário dizer a todos os presentes sobre estes pontos.

Conheça a Errata

O que é Errata
A Errata é feita no momento em que não há mais tempo de corrigir e encadernar o TCC novamente.

Fonte

Conforme as normas da ABNT, o pesquisador tem a opção de escrever em Times New Roman ou Arial (consulte a instituição de ensino), com tamanho 12.

Espaçamento

É orientado que o espaçamento entre linhas seja de 1,5. E antes e depois é 0,0 pt.

Espaços (ENTERS)

Não há regras sobre a quantidade de espaço que deva ter entre os elementos da Errata. Neste conteúdo, logo abaixo, é dado sugestões de quantidade, no entanto, é importante consultar o orientador sobre estas informações.

Margens

Esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Também deve-se colocar direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Página

De acordo com as normas da ABNT, as páginas do trabalho devem ser contadas a partir da Folha de Rosto. No entanto, como a Errata é feita momentos antes da apresentação, ela não é contada.

Como fazer a Errata

Exemplo de Errata
É interessante o aluno ter uma folha de Errata já redigida, para usá-la no caso de emergência.

Passo a passo para fazer a Errata

1- Título

A palavra “ERRATA” é escrito em CAIXA ALTA (letra maiúscula) e geralmente se coloca negrito. A palavra deve estar centralizada na folha.

2- Referência Bibliográfica

Entre o título da folha e a Referência Bibliográfica do TCC, geralmente coloca-se dois espaços (ENTERS).

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É interessante o aluno ter uma folha de Errata já redigida, para usá-la no caso de emergência.

3- Tabela

Separa-se a referência da tabela por um espaço (ENTER). Inicialmente, o quadro de apresentação deve ter quatro espaços na horizontal.

Em cada um, deve-se escrever: Folha; Linha; Onde se lê; e Leia-se. Todos devem estar centralizados.

Há universidades que exigem que estas palavras estejam em negrito (verifique o manual pedagógico).

4- Informações

Feito os itens acima, deve-se inserir as informações para indicar o que foi detectado, com a respectiva indicação. Coloque a quantidade necessárias de quadros na vertical, para cada erro encontrado.

Folha: indica o número da página do trabalho.
Linha: é o número da linha em que se encontra o erro.
Onde se lê: escreve-se exatamente como foi digitado no trabalho.
Leia-se: é a forma correta que deve ser apresentada.

Baixe o PDF e aprenda a configurar
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