Banca do TCC: conheça o que é avaliado pelos docentes

Não basta ter apenas um bom texto escrito para convencer o grupo de professores, é preciso ter preparo para a defesa da pesquisa. Confira o que acontece no dia da apresentação do TCC e se antecipe para este grande dia.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

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Tempo de leitura: 5 minutos

Formado por um grupo de professores qualificados, que pode ser da mesma instituição (ou não, a Banca Examinadora serve para avaliar todo o trabalho final do graduando.

Geralmente formado por três profissionais, a principal função do grupo é verificar se o trabalho em questão foi realmente de autoria do aluno. Ou seja, se o mesmo não pagou outra pessoa para desenvolver a pesquisa.

Outra função importante da banca é verificar se o trabalho impresso está de acordo com as normas da ABNT, se proposta foi concluída, além de analisar se a escrita foi plagiada ou não.

Para orientar melhor sobre este grande dia, o Manual do TCC conversou com o professor e doutorando em História, Diego de Moraes.

Na entrevista, o docente - que já participou de dezenas de bancas - explica o que é mais avaliado, além de dar detalhes do que geralmente acontece no dia da apresentação.

Entrevista com:

Diego de Moraes

Doutorando em História e professor do Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira Goiânia (GO)

Conheça o que a Banca Examinadora avalia

Encarar a Banca Examinadora pela primeira vez pode parecer difícil devido o fato inédito na vida do aluno em graduação.

Mas, se o aluno se dedicou realmente à pesquisa e está seguro quanto ao assunto abordado no trabalho, isso pode se tornar algo menos complexo do que se imagina.

De acordo com o professor Moraes, é de extrema importância que pesquisador tenha segurança na hora da defesa.

"É preciso que ele tenha firmeza para responder os questionamentos da banca, de uma maneira que seja convincente. Pois assim, os professores não irão pensar que foi uma outra pessoa que escreveu o trabalho, como pessoas que pagam outras para fazer", explica.

Além de estar preparado para o dia da apresentação, o aluno também deve estar em dia com o trabalho escrito.

Confira as principais partes do texto que os professores mais avaliam no TCC.

Banca examinadora TCC
O aluno deve estar preparado para as perguntas que a Banca Examinadora irá fazer em relação à pesquisa.

Normas da ABNT

Esta é, com toda certeza, uma das primeiras coisas que o grupo de professores vai se atentar na hora de avaliar o trabalho escrito.

Deste modo, o aluno deve conhecer de perto a NBR 14724, documento oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Neste documento, é orientado quanto a forma de aplicar as referências e citações, para que o aluno não corra o risco de cometer plágio durante a pesquisa científica.

Uma opção mais simplificada de se enquadrar corretamente a estas normas, é recorrer a um orientador virtual.

Atualmente, diversos alunos buscam este recurso facilitador que, entre outras funções, exporta a pesquisa para o Word já dentro das normas da ABNT.

Introdução

A primeira parte dos Elementos Textuais do trabalho científico, o texto de Introdução é onde o grupo de professores vai avaliar a importância do trabalho no meio acadêmico.

É a partir dele, que o pesquisador vai provar se a pesquisa é relevante para a sociedade e para a comunidade científica.

Embora seja um texto importante na avaliação, é interessante que o aluno não se prolongue e seja o mais objetivo possível.

Apenas se resguarde em explicar o porquê do tema abordado, com o levantamento de hipótese, juntamente com as Referências Bibliográficas mais utilizadas que deram origem à pesquisa.

Desenvolvimento

Uma das principais partes da pesquisa, o Desenvolvimento é onde o aluno vai discorrer toda a metodologia utilizada para responder a pergunta na hipótese levantada na Introdução do trabalho científico.

É importante que o aluno se atenha aos principais detalhes de todo o processo investigativo do trabalho, para que a banca possa estar à par de todas as etapas alcançadas até a finalização.

O aluno precisa ser bem criterioso na hora de redigir as principais etapas do Desenvolvimento.

Conclusão


No texto de Conclusão, que também pertence aos Elementos Textuais do trabalho, o aluno vai descrever se a hipótese levantada na Introdução do trabalho foi confirmada ou refutada.

Nesta parte do trabalho, a banca vai avaliar se, de fato, a pesquisa foi bem conduzida para chegar às considerações finais levantadas pelo aluno.

Além disso, os professores vão verificar quais as limitações que o aluno teve durante o processo investigativo e quais sugestões de pesquisa ele sugere para trabalhos futuros.

A partir destes requisitos, a banca vai avaliar a maturidade científica do aluno.

Referências Bibliográficas


Esta é uma parte imprecindível, que o aluno vai ter que trabalhar bastante para mostrar aos professores que realmente estudou bastante para chegar à Conclusão que teve na pesquisa.

A Referência Bibliográfica nada mais é que o 'norte' do trabalho, para que ele seja bem desenvolvido.

A partir do ponto de vista de autores de renome, além de outros trabalhos científicos com temas semelhantes ao proposto, o aluno vai poder desenrolar o problema da pesquisa abordado.

Dia da apresentação do TCC

O professor Diego de Moraes preparou especialmente para os leitores do Manual do TCC tudo o que acontece no dia da apresentação do TCC, à Banca Examinadora.

Confira à seguir:

1- O orientador “abre a mesa”. Esta é a hora em que ele explica um pouco do processo de pesquisa e agradece à Banca por aceitar o convite de participar;

2- O orientando geralmente tem um pequeno tempo (uns 15 minutos, às vezes) para sintetizar os resultados da pesquisa (o problema, os caminhos da pesquisa e a reta final);

3- Os arguidos (os professores que integram a Banca) vão comentar criticamente o texto (elogiando e, se for o caso, tecendo algumas críticas);

4- O orientando tem a possibilidade de responder às questões da Banca; A Banca pede para todos (orientando e a plateia que está assistindo a arguição) saírem da sala, pois é quando eles (da Banca) vão conversar entre si sobre o TCC apresentado;

5- A Banca pede para o orientando e a plateia voltarem, pois é quando informam o resultado: aprovado ou reprovado; Como geralmente o resultado é “aprovado”, agora é hora de ir pro bar com a galera para "chapar o melão"!

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