Conclusão TCC: Aprenda a fazer conforme a ABNT

Boa parte dos trabalhos de conclusão de curso são mal avaliados devido o texto não estar redigido corretamente. Reunimos informações valiosas para que estes erros não aconteçam.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

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Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das análises fundamentais do TCC, a Conclusão deve ser escrita somente após o final da pesquisa.

De acordo com a NBR 14724, documento oficial de trabalhos acadêmicos da ABNT, a Conclusão é a "parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipótese".

Em outras palavras, o aluno (com a ajuda do orientador) vai responder se a hipótese levantada na Introdução foi confirmada ou refutada.

Chamada também de Considerações Finais, devido a pesquisa ser contínua, o conteúdo em si pode ajudar possivelmente outros trabalhos com temas semelhantes. O que torna a prática importantíssima na evolução da ciência.

Ainda em tempo, é a partir deste conteúdo que a Banca Examinadora avalia, acima de tudo, se o aluno exerceu corretamente as práticas da pesquisa científica.

Aluno TCC lendo na biblioteca
Desenvolver um pensamento direto nas Considerações Finais do TCC é um importante desafio.

O que é Conclusão / Considerações Finais?

Boa parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são mal avaliados devido às considerações finais não estarem redigidas corretamente.

Isso porque, na maioria dos casos, os alunos confundem o texto com Análise de Resultados. Relatórios com abordagens bem diferentes na monografia.

A Análise de Resultados é o espaço que autor tem para debater os dados levantados durante o Desenvolvimento do trabalho.

Caso haja brecha para debater o problema ou a hipótese não estiver testada, este é um sinal de que o trabalho ainda não está completo.

Desta forma, o texto de Conclusão do trabalho, deve ser feito quando o mesmo já estiver finalizado, sem espaço para discussão do mérito da pesquisa.

Confira o passo a passo da Conclusão

Como um pequeno manual para desenvolver o texto de Considerações Finais, segue um passo a passo básico.

É importante ressaltar que esta é só uma ideia geral. Por isso, o aluno deve estar bem alinhado com o orientador para confirmar se o conteúdo elaborado está de acordo com o que é esperado nesta parte do trabalho.

- Comece pela Conclusão

Pode parecer estranha esta afirmação. No entanto, para a professora, doutora em Engenharia Elétrica na Unicamp (Universidade de Campinas), Vanessa Siqueira de Castro Teixeira, esta é uma ótima forma de redigir o trabalho.

"Pode soar estranho, mas iniciar o texto pelas conclusões (de trás para frente) ajuda a você observar se as conclusões estão realmente defendendo ou negando a sua hipótese. A partir disso, tudo que aparecerá no texto deverá sustentar as suas conclusões", orienta.

Aluna pensando na Conclusão do seu TCC
Começar o texto de "trás para frente", ou seja, a partir da Conclusão, pode ajudar a analisar melhor a pesquisa.

- Crie um 'fluxo de processo'

Tudo pronto para começar o texto. Pesquisa finalizada, computador ligado e o Word aberto. Eis que a dúvida paira no ar: por onde iniciar o conteúdo?

Para facilitar a vida do aluno, o Manual do TCC orienta a criação de um "fluxo de processo" com tudo que foi levantado ao longo do Desenvolvimento do texto.

Isso pode ajudar o pesquisador a organizar as ideias na hora de digitar o texto no computador e, assim, fazer um conteúdo de qualidade.

Feito isto, segue um esquema:

Considerações Finais TCC
A partir deste esquema, o aluno pode organizar melhor as ideias para elaborar o texto de Conclusão.

É importante destacar que este é uma opção de esquema para elaborar o conteúdo, deste modo, o acompanhamento do orientador é imprescindível.

- Configuração ABNT NBR 14724 / Considerações Finais

Confira as configurações padronizadas pela NBR 14724, documento oficial de trabalhos acadêmicos da ABNT:

Papel

A folha deve ser impressa em papel A4 (21x29,7 cm) de cor branca ou reciclado. Segundo as normas, não deve haver imagens ao fundo, assim como marca d'água.

Alinhamento

O alinhamento é justificado.

Fonte

Conforme as normas da ABNT, o pesquisador tem a opção de escrever em Times New Roman ou Arial (consulte a instituição de ensino) com tamanho 12. Geralmente, o título "CONCLUSÃO" (ou CONSIDERAÇÕES FINAIS) é escrito em CAIXA ALTA (letra maiúscula) e, em alguns casos, em negrito.

Espaços (ENTERS)

Não há regras sobre a quantidade de espaço que deva ter na folha de CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS. Porém, a sugestão é que dê três espaços contados a partir do título até o início do texto (consulte o orientador).

Margem

A margem, conforme a ABNT, deve ter direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recuo

O recuo da primeira linha deve ter 4 cm à esquerda.

Espaçamento

Ainda de acordo com o documento oficial da ABNT, é orientado que o espaçamento entre linhas seja de 1,5. E antes e depois é 0,0 pt.

Página

A página da folha de CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS deve ser redigida em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume.

A NBR 14724 é o documento oficial de trabalhos acadêmicos da ABNT.

1 - Justificativa / Tema

Nesta primeira etapa do texto, é interessante que o aluno escreva um pequeno resgate da justificativa do trabalho.

No caso, debater brevemente se havia uma dificuldade ou dúvida diante ao tema abordado e, deste modo, defender a importância de estudar sobre o assunto.

Exemplo: "Quando iniciou o trabalho de pesquisa, constatou-se que…"

O autor precisa ser breve neste parágrafo, assim como todo o conteúdo da lauda. Se puder, escreva em um parágrafo a justificativa do tema.

2 - Objetivo Geral

Após escrever o porquê do autor discorrer sobre o tema abordado, é a hora de apontar sobre o Objetivo Geral.

Aqui, o aluno vai fazer uma análise se o propósito do trabalho, apontado na Introdução, foi conquistado ou não.

Exemplo: "Constata-se que o Objetivo Geral foi atendido porque definitivamente o trabalho conseguiu demonstrar que… / verificar que… / identificar que...

03 - Objetivos Específicos

Já nesta parte do texto, o aluno terá o mesmo exercício que o Objetivo Geral do conteúdo anterior.

No entanto, ele deve escrever mais detalhes sobre estes pontos pesquisados durante o Desenvolvimento do TCC.

Geralmente, são traçados três Objetivos Específicos no TCC. Desta forma, o autor deve escrever esta parte em três parágrafos, em média.

Mas, destaca-se que este é só um exemplo diante de muitos que se pode seguir.

Exemplo 01: O objetivo específico inicial era… / descrever… / ele foi atendido por…

Exemplo 02: O segundo objetivo específico era verificar… / e foi atendido… /

Exemplo 03: Já o terceiro objetivo específico era avaliar… / e isso foi atingido…


Discorrer sobre os objetivos da pesquisa é um importante passo para desenvolver a Conclusão.

04 - Hipótese

Após detalhar cada objetivo abordado em torno do tema, o aluno vai resgatar as conjecturas feitas na Introdução do TCC.

Em um parágrafo, em média, o autor pode escrever se a Hipótese levantada foi confirmada ou refutada.

Exemplo: "Durante o trabalho, descobriu-se que… / verificou-se que… /

5 - Problema

Alunos escolhendo tema do TCC de administração
Esta parte do texto é onde o autor responde se a hipótese levantada foi confirmada ou não.

Neste parágrafo, o aluno pode escrever se o problema abordado no TCC foi totalmente respondido ou não.

Além disso, é importante discorrer neste mesmo espaço, qual é a resposta da pergunta feita em torno do tema do trabalho.

6 - Metodologia

Após escrever sobre o problema do trabalho e qual a resposta obtida durante a pesquisa, o aluno pode fazer um resgate sobre a metodologia feita para escrever o TCC.

As perguntas a serem respondidas neste parágrafo, basicamente são:

Qual foi? Como foi? Que tipo de dados coletou? Como coletou? Onde? Quando? Por que? Com quem?

Resumidamente, o autor vai explicar como fez a pesquisa para chegar aos resultados da mesma. Assim, ele já pode partir para o próximo assunto.

7 - Limitações

É importante que o aluno tenha em mente que não é possível pesquisar absolutamente tudo sobre um tema.

Aqui o autor vai descrever quais dificuldades encontrou ao longo da pesquisa até ela ser finalizada.

É importante que o aluno tenha em mente que toda pesquisa vai haver limitações, pois não há perfeição neste âmbito de trabalho. Afinal de contas, não há como pesquisar absolutamente tudo no mundo sobre um tema.

Desta forma, com esta parte bem desenvolvida, o aluno tem a oportunidade de mostrar maturidade acadêmica à Banca Examinadora. E, assim, ser bem avaliado por mostrar domínio sobre o tema.

Exemplo 1: "Diante da metodologia proposta, percebe-se que o trabalho poderia ter sido realizado com uma pesquisa mais ampla na bibliografia… / para analisar os aspectos....

Exemplo 2: "Poderia ter feito uma coleta de dados com a quantidade "X" de pessoas, diante da limitação de tempo / geografia / recursos…

8 - Recomendações

A partir das recomendações, direcionadas para outras pesquisas, o aluno pode ajudar no avanço da ciência.

A parte final do texto é destinada para sugerir que outros graduandos pesquisem determinados assuntos sobre o tema do TCC. Dentro destes pontos, o aluno pode dizer para o aluno:

- Ir a determinados lugares

- questionar determinada população

- pesquisar assuntos complementares

- dar recomendações para pesquisas futuras

Esta é uma das principais contribuições para a ciência, pois outro graduando pode estudar a mesma pesquisa e trabalhar sobre um assunto parecido.

E, desta forma, pode elaborar a monografia com mais aprofundamento, direcionamento e qualidade.

- Escreva de maneira mais rápida

Há softwares que servem como 'orientador virtual'. O texto é exportado para o Word já dentro das normas da ABNT.

É fato que as orientações acima vai ajudar a clarear um pouco as ideias na hora de escrever a folha de Conclusão / Considerações Finais.

Mas é muito comum que o pesquisador de primeira viagem se sinta inseguro na hora de iniciar a redação do trabalho. E isso é totalmente compreensível.

Dentro deste contexto, há uma ferramenta que ajuda o aluno a redigir não só esta folha, mas todo o trabalho, 20 x mais rápido que o normal.

O orientador virtual pode acompanhar o aluno desde a escolha do tema da pesquisa, através de gerador de ideias, buscador de livros sobre o assunto abordado, além de simulador de projeto para o TCC.

Ainda dentro deste mesmo programa, o aluno pode escrever o trabalho dentro de um esquema de assistente em blocos com avaliador de escrita.

E o mais bacana de tudo, é que todo o conteúdo é exportado para o Word já configurado dentro das normas da ABNT.

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