Tema TCC: 11 dicas infalíveis para a definição sem delongas

Escolher um tema para o Trabalho de Conclusão pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, é mais simples do que se imagina. Confira 11 dicas simples e diretas e tenha sucesso na hora de definir o seu objeto de pesquisa.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores e definitivos desafios para a execução do TCC é a escolha do tema. Mas como escolhê-lo dentre tantos assuntos favoritos no curso de graduação?

Realmente esta não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina, mas também não é impossível.

Estudantes escolhendo o tema do tcc
O orientador é um importante personagem na hora de definir a escolha do tema do trabalho.

1 - Escolha a área de interesse

Esta escolha é fundamental para o bom andamento da pesquisa. Afinal de contas, serão meses dedicados a um assunto.

E se o assunto não for do interesse do aluno, ele poderá estar fadado a trocar o tema pouco tempo antes da apresentação. Ou, no pior dos casos, ter que se dedicar mais tempo que o previsto para terminar o curso de graduação.

Exemplo: Caso seja um curso de Jornalismo, a área de interesse do aluno pode ser Jornalismo Cultural.

2 - Identifique o âmbito do assunto

Dentro da área escolhida, existe diversas vertentes que podem ser exploradas.

A opção mais recomendada, caso o aluno ainda não se sinta seguro, é ler sobre a área que gosta e ver qual frente mais se identifica.

Exemplo: Dentro da área de Cultura do Jornalismo, tem críticas de cinema.

3 - Escolha um contexto

Ainda dentro desta vertente, existem diversos materiais já produzidos dentro da área escolhida, que podem ser analisados e debatidos.

Com estes dois ítens anteriores já definidos, esta parte da escolha fica um pouco mais fácil de executar.

Exemplo: Jornalismo Cultural - Críticas de Cinema - Críticas de Cinema do início do Século XX

4 - Delimitar a abordagem

Dentro da pesquisa, o aluno vai perceber que há infinitos assuntos para ser discutidos, mesmo que a área escolhida seja delimitada dentro de um contexto.

Desta forma, é a hora de delimitar ainda mais o tema parcialmente escolhido.

Exemplo: Jornalismo Cultural - Críticas do Cinema - Críticas de Cinema do início do século XX - Críticas do Cinema do jornal "X"

5 - Especificar ao máximo o tema

Mesmo após a atividade de delimitar o assunto, o aluno deve estar seguro que vai estudar uma pequena (e considerável) parcela do campo escolhido.

Tudo isso porque, há um limite de tempo na execução da pesquisa. Desta forma, este mesmo tempo deve trabalhar a favor do autor e não o contrário.

Exemplo: Jornalismo Cultural - Críticas do Cinema - Críticas de Cinema do início do século XX - Críticas do Cinema do jornal "X" - Críticas do Cinema do jornal "X" no período de 1920 a 1925

Aluna TCC lendo na biblioteca
Sintetizar ao máximo o assunto escolhido, ajuda o aluno a ganhar maturidade científica.

6- Relevância do Tema

Como o aluno de graduação ainda não tem experiência na área de pesquisa acadêmica, não é pecado que ele não saiba que determinado assunto escolhido tenha a relevância exigida pela academia.

Desta forma, pedir a opinião de algum professor ou profissionais da área é de extrema importância para ter certeza desta relevância.

7 - Preparar a Referência Bibliográfica

Esta é uma indispensável exigência para quem se prepara para escrever o TCC. Durante a pesquisa sobre o tema, é possível que o aluno tenha contato com diversos livros, artigos e materiais de pesquisa em geral.

Desta forma, é importante que ele se atenha em registrar tudo que leu, para que ajude no trabalho, mesmo se for futuramente.

8 - Verificar o financeiro

Embora seja pouco citada em conteúdos que auxiliam na escolha do tema, o financeiro é uma parte em que o aluno precisa considerar bastante.

Um exemplo é se o aluno decidir fazer a pesquisa em uma cidade diferente da que mora, isso vai exigir o deslocamento do mesmo. Desta forma, isso resulta em gastos.

Fora os gastos mais comuns, como a compra de livros, papelaria, xerox, encadernação, etc.

9 - Ter tempo

Se o aluno trabalha, tem filhos, faz outra faculdade ou todas as alternativas anteriores, é aconselhável que ele escolha um tema simples, mas não menos importante.

Existem ótimos meios de organização para que o aluno 'multitarefado' se organize na hora de elaborar a pesquisa científica.

No entanto, é entendível que mesmo com todos os recursos possíveis, há temas que são quase impossíveis de serem trabalhados. E devem ser até evitados, para não haver desistência.

Deste modo, é importante se atentar a um assunto dentro de um esquema que não tome tanto tempo nos estudos. Além de não impedi-lo de executar uma pesquisa de qualidade.

10 - Escolha o orientador

Algumas instituições já pré-definem qual orientador irá acompanhar o aluno. Mas se esta decisão dependa do aluno, ele pode verificar qual o campo que o professor estuda e, quem sabe, escolher um tema dentro da área que o mesmo já atua. Isso pode economizar tempo e facilitar bastante coisa.

11 - Respire

Embora seja trabalhoso, o TCC é um divisor de águas na vida do profissional. É a oportunidade que o aluno tem no campo científico de pesquisa.

Verificar os fatos, levantar dados, entrevistar diferentes personagens, escrever, entre outras atividades, com certeza serão um importante passo para a carreira do aluno.

Então, relaxar é uma importante dica, pois muito conhecimento virá por aí.

*Gostou? Acesse também nossas redes sociais e fique ainda mais por dentro do conteúdo!