Epígrafe TCC: Saiba escolher a melhor frase e configure conforme a ABNT

Uma frase com poucas palavras, mas suficientes para dar um sentido maior ao trabalho acadêmico. Conheça as normas específicas para a página e se oriente sobre a composição do conteúdo para o TCC.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tempo de leitura: 4 minutos

Síntese: Neste artigo, você confere quais caminhos trilhar para encontrar a frase perfeita que defina a sua pesquisa, assim como as configurações exigidas pela ABNT. Bons estudos!

Aluno na Biblioteca TCC
Retirada de um autor de renome no assunto abordado na pesquisa, a Epígrafe deve seguir padrões da ABNT.

Uma frase com poucas palavras, capaz de despertar leveza a um trabalho científico com linguagem técnica. De uma maneira mais informal, seria assim que poderíamos descrever a Epígrafe.

Esta peque na citação, tem a função de dar um sentido maior monografia, ou seja, faz com que o leitor tenha um primeiro entendimento antes de começar a ler a pesquisa.

Conforme a ABNT, a Epígrafe não é obrigatória, por outro lado, ela não deixa de ser importante. Uma vez bem escolhida, ela pode chamar a atenção da Banca Examinadora.

E como toda lauda do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), esta página segue regras de diagramação. Confira a seguir.

O que é Epígrafe?

De acordo com a NBR 14724, documento que formaliza trabalhos acadêmicos em geral, a Epígrafe é o “texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho”.

Isso significa que, a página de Epígrafe deve conter um pequeno trecho correspondente a uma ideia da pesquisa acadêmica. E, em seguida, deve conter o nome do autor da frase.

É recomendado que o pesquisador escolha autores de renome, principalmente que o conteúdo seja retirado de alguma referência utilizada no trabalho.

Mas, embora isto seja importante, não é a regra. Caso seja da vontade do pesquisador, a frase também pode ser de conteúdo motivacional, com tema voltado à superação, ética, desafios, entre outros.

Outro ponto interessante de se destacar: é aconselhável fazer esta página somente após o conteúdo obrigatório estiver finalizado e revisado. Assim, o aluno não corre risco de se prejudicar no que importa mesmo.

Conheça a Epígrafe

Embora seja importante, é aconselhavel escrever a Epígrafe só após a pesquisa estiver finalizada.

Em regra geral, a Epígrafe deve ser posicionada entre a lauda de Agradecimentos (folha opcional) e Resumo de língua vernácula (obrigatório), respectivamente.

Pelo fato desta página ser um tipo de citação, a ABNT preparou a NBR 10520. Neste documento, além desta página, é explicado outras configurações para a mesma função.

Importante destacar que, cada instituição de ensino tem o direito de seguir as próprias regras. Desta forma, o aluno deve confirmar estas informações no manual pedagógico do curso.

Conforme o documento, a folha de Epígrafe devem seguir estas regras:

- Papel

A página pode ser impressa em papel branco ou reciclado no formato A4 (21 cm × 29,7 cm).

- Página

Embora a página seja contada, este item deve ser sem indicativo numérico.

- Título

Assim como não tem indicativo numérico, não há título nesta página.

- Texto

É recomendado que o conteúdo escrito seja bem curto e escrito em itálico.

- Alinhamento

Deve ser justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.

- Entrelinhas

O espaço deve ser de 1,5.

- Referência

Na referência da citação - seja de autor, instituição responsável ou título -, deve estar entre parênteses com letras maiúsculas e em itálico (assim como o texto). Além disso, deve estar alinhado à direita.

Exemplo:

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

Como fazer epígrafe TCC
Modelo básico da Epígrafe

Faça a Epígrafe e todo o TCC de forma mais rápida

Pesquisadores mais engajados adorataram uma nova forma de fazer pesquisa com entrega mais rápida

Organizar as laudas, verificar o posicionamento de cada, assim como as configurações, entre outras funções na pesquisa, acabam tomando tempo e acarretando confusão na hora de escrever.

E isso não é exclusividade para quem está em fase de iniciação na pesquisa, pois até os veteranos sentem dificuldades nestas horas, devido ao acumulo de tarefas durante o processo.

Desta forma, profissionais mais engajados do campo científico buscam trabalhar a pesquisa em diferentes métodos, capazes de entregar resultados mais completos e de forma mais rápida, que são através de orientadores virtuais.

Esta é uma das alternativas mais atualizadas de estudos da academia, que já ajudou milhares de pesquisadores em diferentes áreas.

O sistema acoplado em um software traz benefícios que ajudam o aluno a desenvolver melhor a pesquisa, desde a construção da ideia do projeto, lista de dicas de livros atualizados e alerta anti-plágio.

E, após o conteúdo finalizado, ele é totalmente exportado para o Word já dentro das normas da ABNT. Totalmente atualizado. Vale a pena conferir.

*Gostou? Acesse também nossas redes sociais e fique ainda mais por dentro do conteúdo!