Problematização TCC: Entenda e aprenda a buscar o 'problema' da pesquisa

Professor de metodologia e mestrando pela USP, Paulo Oliveira, explica através de exemplos didáticos sobre quais formas podem ajudar o aluno a trabalhar esta tão importante etapa da pesquisa científica.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

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Tempo de leitura: 5 minutos

Síntese: Neste artigo, você confere a importância da problematização no TCC, quais formas de levantar diferentes questões da pesquisa para responder a Hipótese. Bons estudos!

Aluna TCC pensando
Uma das etapas mais importantes na hora de delimitar o tema do TCC, o problema e a problematização devem estar bem alinhados para o bom desenvolvimento do trabalho.

A Problematização ou Pergunta Problema é a questão que vai nortear a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem como objetivo principal buscar a afirmativa (ou não) da hipótese.

Dentro deste contexto, toda pesquisa científica provém de um problema. Independente da graduação do pesquisador (mestrado, doutorado, etc). Digerindo apenas o nível em questão.

E para exemplificar melhor sobre esta parte fundamental da monografia, o Manual do TCC entrevistou o professor de metodologia e mestrando pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Henrique Reis de Oliveira.

Entrevista com:

Paulo Henrique Reis de Oliveira

Mestrando em Direito Internacional e Comparado pela USP. Especialista em Direito Marítimo e Portuário pela Maritime Law Academy. Bacharel em Direito pela UNESP com formação em Metodologia da Pesquisa Científica.

Ao longo do conteúdo, o professor explica a importância do processo de problematização do tema escolhido pelo aluno.

Além disso, o docente cita exemplos de possíveis problemas dentro da área de atuação e também dá dicas aos alunos que ainda sentem dificuldades em exercer esta atividade.

O que é um problema no TCC?

Dentro do processo de delimitação do tema do trabalho científico, o problema vem como um forte aliado para este exercício.

Devido ao fato do assunto (seja ele qual for) ter um caráter mais expansivo, o problema chega para especificar ainda mais os estudos.

Desta forma, o problema aparece em todos os tipos de pesquisa, independente do estágio do aluno. O que modifica é apenas o nível da questão.

E para melhor compreensão sobre o que é o problema, o professor pontua:

“Um problema de pesquisa é um enunciado que verifica uma situação ou questão, cuja busca de informações e dados pode auxiliar na compreensão, na resolução ou no processo de resolução”, disse.

É importante destacar que o problema deve estar bem alinhado no entendimento do pesquisador, pois é através dele que o trabalho progride.

“Meu orientador, Prof. Dr. Wagner Menezes (USP), costuma dizer que o pesquisador tem uma boa pesquisa quando consegue responder seu problema em até 10 segundos. Concordo com a afirmativa, pois como o problema é o norteador da pesquisa, é importante que esteja muito claro ao pesquisador”, completa.

O que é a problematização no TCC?

Aluna TCC escrevendo no caderno
“A problemática é o contexto no qual se insere o problema, é um processo de (re)conhecimento do problema”, esclarece.

Dentro da investigação científica existe o problema, o qual depende da problemática.

Geralmente, estes termos não se confundem. Embora, no cotidiano, sejam usados como sinônimos em algumas ocasiões.

Em outras palavras, segundo o professor, o processo de problematização do problema produz a problemática. Parece confuso? Mas ele detalha:

“A problemática é o contexto no qual se insere o problema, é um processo de (re)conhecimento do problema”, esclarece.

Sobre a problematização, o professor sustenta que esta atividade se faz essencial para qualquer pesquisa.

Ele explica que este é o momento é onde o pesquisador consegue identificar melhor seu problema. “Seja pelos seus limites ou pelos seus contornos”, analisa.

Para ele, o pesquisador deve projetar cenário com o intuito de imaginar os possíveis caminhos que a pesquisa pode seguir e se, enquanto pesquisador terá identificação com o tema e instrumentos para realização.

Para que esta pauta seja alcançada, Oliveira sugere alguns caminhos:

“Buscando suas origens, os fatores que podem influenciar em sua percepção, os objetivos de solucionar esse problema, como isso pode contribuir para ciência, quais seriam os métodos aplicáveis e um importante momento de verificação da profundidade e limites do problema”, disse.

Identificação com o problema

Para quem inicia as atividades da pesquisa científica, é comum alguém chegar e dizer: “você tem que ser apaixonado pelo tema que irá estudar”. E isso é tão verdade que vai além.

Assim como o tema, o aluno deve cultivar um sentimento mais próximo com o problema da questão.

“O rigor que a ciência exige torna-se intransponível quando o processo, ou ao menos parte dele, não são prazerosas”, alerta.

E para melhor definir o problema do TCC, o professor sugeriu algumas perguntas que o aluno deve fazer antes de executar esta parte do trabalho.

Com estas perguntas na ponta da língua, o aluno pesquisador terá mais segurança de seguir com o trabalho científico. Confira a seguir:

1) O meu problema de pesquisa contribui para o contexto em que se insere de alguma forma?
2) Eu me interesso pelo meu problema?
3) Tenho hipóteses da solução do problema?
4) Aparentemente, tenho os instrumentos e meios necessários para investigação?
5) De que maneira aquilo que eu sei contribui para resolver meu problema?
6) O meu problema pode ser cientificamente resolvido?
7) Como e se esse problema impactam a sociedade.
8) Quais as origens do meu problema?
9) O meu problema parece necessitar de uma pesquisa muito complexa (métodos ou extensão)?
10) Preciso recortá-lo?
11) Consigo identificar meus problemas em outros estudos?

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