Fichamento: Aprenda a fazer para livro, citação e artigo. Confira modelos prontos

Bastante utilizado no passado, o Fichamento ainda se mostra um forte aliado para quem se prepara para o TCC. Sem correr risco de fugir do tema e sem cometer o crime de plágio.

Simone Ishizuka Jornalista

Simone Ishizuka / Da Reportagem

Classificação:
5/5

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Tempo de leitura: 5 minutos

Artigos TCC empilhados
Técnica bastante utilizada no passado, o Fichamento ainda é um forte aliado do trabalho científico.

Seja para livros, citações ou artigos, o Fichamento é um método que ganha bastante força entre os que desejam fazer uma pesquisa com mais precisão. Além disso, esta técnica também ajuda o aluno a economizar tempo durante a execução do TCC.

Embora não exista um tipo ideal de fichamento, todos os formatos devem seguir algumas regras conforme as normas da ABNT. A partir disso, o aluno terá melhor percepção sobre o assunto pesquisado, além de ter tudo organizado para uma consulta posterior.

E para esclarecer melhor este assunto, o Manual do TCC conversou com o professor Erisvaldo Pereira Souza. Doutor em Sociologia pela UFG (Universidade Federal de Goiás), o docente explica quais formas de aplicar o fichamento e, sobretudo, a importância desta atividade.

Entrevista com:

Erisvaldo Pereira Souza

Doutor em Sociologia pela UFG (Universidade Federal de Goiás)

Conheça mais:

O que é Objeto de Pesquisa?

Alunos TCC pesquisando juntos
Deve-se treinar o olhar pesquisador na área escolhida, para que não haja dúvida na delimitação.

O Objeto de Pesquisa nada mais é que a delimitação do tema escolhido pelo aluno. Com a ajuda do professor orientador, além de um estudo intenso sobre o assunto, é possível que a pesquisa chegue a este foco.

Embora seja de extrema importância a delimitação do objeto, infelizmente não há caminhos definidos para esta função. Deste modo, o aluno deve treinar o olhar pesquisador dentro do subsídio teórico escolhido, para que não haja dúvida na escolha.

Segundo o professor Gomes, é possível que haja pontos de vistas distintos dentro de um mesmo tema. "É possível pesquisar uma obra específica, por exemplo, e ter dois trabalhos diferentes. Dois pesquisadores podem analisar o mesmo conjunto de fotos, mas a partir de leituras e idiossincrasias de cada pesquisador, o resultado final será distinto entre eles", explica.

O que é Fichamento?

Aluna TCC escrevendo no caderno
"No fichamento você vai extraindo as principais ideias, conceitos ou informações", disse Souza.

Basicamente o Fichamento é uma técnica de estudo que consiste na elaboração de notas sobre um um texto, artigo ou livro. Esta é uma forma de separar, organizar e guardar as informações que possivelmente o aluno possa utilizar na pesquisa científica.

Esta técnica já foi bastante aplicada quando não se existiam computadores em abundância. E, embora não seja tão utilizada atualmente, há docentes que persistem no uso como forma de avaliação, devido a eficácia do processo.

"No fichamento você vai extraindo das obras e artigos as principais ideias, conceitos ou informações na qual você precisa para poder realizar sua pesquisa e partir daí você terá uma pesquisa mais organizada", explica Erisvaldo.

Dentro deste contexto, o Fichamento baseia-se na construção da Referência Bibliográfica do trabalho. Com o objetivo de buscar citações e ideias para compor a pesquisa. O professor contempla ainda que o formato se trata de algo particular do pesquisador.

Aluna TCC Digitando
Não um método absoluto sobre como fazer Fichamento. Mas há materiais que ajudam nesta atividade.

"Não há um consenso sobre como fazer ou de que forma fazer um fichamento ou quais são seus principais tipos. Isso vai depender do pesquisador e como esta vai realizar seu fichamento, pois trata-se de algo muito particular", disse.

No entanto, há algumas sugestões para que o pesquisador possa encontrar um formato ideal. Como o velho método de escrever em fichas pautadas, caderno, postit ou até em uma planilha em Excel.

"Algumas pessoas gostam de estudar anotando diretamente, outras preferem sublinhar direto na obra, outras fazem anotações e depois levam para o computador. Na verdade, o bom é fazer da forma que você se sente melhor", completa o professor.

Como fazer o Fichamento para o TCC?

Aluno TCC na biblioteca
O Fichamento é um ótimo aliado na hora de desenvolver as referências bibliográficas do trabalho.

Para quem inicia o TCC e não está habituado com o Fichamento, existem alguns exercícios importantes que o antecedem. Tudo isso para melhorar a logística de execução desta atividade.

Primeiro de tudo, é importante redigir um roteiro de pesquisa, com perguntas sobre o tema abordado. Em seguida, selecionar os materiais de estudo, que serão utilizados durante a pesquisa científica.

Aluna TCC lendo na biblioteca
"A pesquisa é uma atividade complexa, para tanto é preciso tempo e paciência", disse o professor.

Com esta etapa feita, inicia-se a leitura de todo material e, junto a isso, utilizar o marca-texto para destacar os principais trechos encontrados. Durante este processo, é interessante transcrevê-los, além de anotar o entendimento de cada um, de forma breve.

É possível que haja inúmeras citações após fazer esta atividade. Desta forma, deve ser feito o movimento de separar as mais importantes para ser utilizadas no trabalho. Sem esquecer, é claro, de citá-las formalmente.

"A pesquisa é uma atividade complexa, para tanto é preciso tempo e paciência para o seu desenvolvimento, pois muitas vezes as ideias para a escrita não vem com facilidade, então, requer tempo de leitura, de reflexões para que possamos escrever sobre uma temática de forma organizada e com coerência", destaca Erisvaldo.

Tipos de Fichamento

Embora seja uma atividade livre e com diferentes métodos, é importante ter claro de que o Fichamento exige que haja uma norma indispensável da ABNT: a Referência Bibliográfica.

Exemplo de Referência Bibliográfica

Com esta parte devidamente registrada, a pesquisa não corre risco de se enquadrar como plágio. Crime conforme o Artigo 184 do Código Penal, que pode resultar de três meses há um ano de prisão ou multa ao autor do material plagiado.

1 - Fichamento de Citação

Um dos tipos de Fichamento mais simples. É o famoso "copiar e colar" fielmente o trecho indicado para desenvolver uma citação direta no trabalho. Este formato é bastante útil para quem deseja resgatar um trecho importante de algum livro ou artigo científico.

Veja um exemplo mais formal:

2 - Fichamento Bibliográfico

Este tipo de Fichamento consiste em descrever o material pesquisado com as principais ideias abordadas. Neste exercício, o pesquisador pode escolher entre fazer comentários ou não sobre o assunto. O Fichamento Bibliográfico se torna bem próximo à citação indireta (conhecido também como paráfrase) devido a forma escrita seguida da referência. Para executá-la com precisão, é aconselhável que se entenda todo o contexto da obra.

3 - Fichamento de Resumo

Conhecido também como Fichamento de Conteúdo ou Textual, o Fichamento de Resumo nada mais é que a síntese das principais ideias abordadas no material pesquisado. Neste tipo de exercício, o pesquisador irá elaborar um conteúdo com as próprias palavras, a partir das ideias extraídas da obra escolhida.

Neste caso, o pesquisador deve elencar o conteúdo conforme o material original. Ou seja, todo texto deve ser escrito de acordo com a ordem que aparece no material. Eles podem ser registrados através de tópicos, com a indicação da página em seguida.

Veja um exemplo:

*Gostou? Acesse também nossas redes sociais e fique ainda mais por dentro do conteúdo!